O que é o Escotismo?
Fundado por Lord Baden-Powell, um ex-militar, em 1907 na Inglaterra, o escotismo tem como objetivo principal proporcionar uma educação não formal que promova o desenvolvimento físico, mental, social, afetivo e espiritual dos jovens. Os escoteiros participam de atividades ao ar livre, aprendem habilidades práticas, cultivam o espírito de equipe e são incentivados a assumir responsabilidades, contribuindo para a construção de cidadãos ativos e comprometidos. As atividades escoteiras incluem acampamentos, jogos, serviços comunitários e a conquista de distintivos e insígnias, proporcionando uma experiência educativa única que visa formar indivíduos éticos, preparados para enfrentar desafios e contribuir para a sociedade, deixando o mundo um pouco melhor do que quando o encontramos, como disse o nosso fundador BP.
A União dos Escoteiros do Brasil (UEB), fundada em 1924, é uma associação com atuação nacional, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico.
A associação é responsável por dirigir e acompanhar as práticas escoteiras nas unidades escoteiras locais (grupos escoteiros), espalhadas em todo o território nacional brasileiro.
O propósito do escotismo é contribuir para que os jovens assumam o seu próprio desenvolvimento, especialmente o caráter, ajudando-o a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis a comunidade.
O Movimento Escoteiro, é o maior movimento de jovens atualmente, com mais de 57 milhões de participantes espalhados pelo mundo.